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TRATAMENTO DA COLUNA VERTEBRAL
BASEADA NA CLASSIFICAÇÃO DE SUBGRUPOS
LOCAL: Passo Fundo
INÍCIO: Consultar
CARGA HORÁRIA: 20 horas

Tanto a dor lombar quanto a dor cervical pode ter origem do comprometimento de diversas estruturas, tornando difícil a determinação do diagnóstico preciso responsável pela manifestação dos sintomas. Estudos demonstram que apenas 10-15% dos pacientes que se apresentam nas clínicas de fisioterapia apresentam um diagnóstico preciso, enquanto o restante (até 90% dos casos) será diagnosticado como “dor lombar de origem inespecífica” e “dor cervical de origem mecânica”. Uma vez que o modelo médico de avaliação-conduta prevê que para a realização de um tratamento efetivo é necessário o conhecimento preciso da estrutura acometida, por muitos anos o tratamento fisioterapêutico foi empiricamente realizado, visto que não sabemos, na maioria dos casos, as estruturas acometidas. Porém, recentemente, uma nova proposta de avaliação-conduta que objetiva aperfeiçoar o tratamento conservador tem sido mundialmente difundida.

Atualmente, acredita-se que dentro dos grandes grupos de pacientes que apresentam dor lombar e cervical, exista sub-grupos de pacientes com características clínicas semelhantes que se beneficiariam especificamente de determinada técnica de tratamento.

 

Objetivos

  • Introduzir o conceito de tratamento da dor lombar e cervical pelo método de classificação em subgrupos;
  • Definir o conceito de regra de predição clínica e a sua aplicabilidade;
  • Apresentar a metodologia de classificação em níveis do Treatment-based Classification (TBC) para pacientes com dor aguda e sub-aguda;
  • Apresentar os conceitos e técnicas de tratamento de Estabilização Segmentar, Exercícios na Direção Preferencial, Manipulação/Mobilização e Tração.
  • Apresentar evidências científicas que respaldam a indicação e utilização do método.

 

Metodologia de Ensino e Material Didático:

Aulas expositivas com a todo o processo de avaliação/conduta será demonstrado primeiramente pelo professor e, em seguida, os alunos formarão duplas para o treinamento.

Ao término de cada tópico, os alunos serão submetidos a um “QUIZ”, onde casos clínicos fictícios serão elaborados e apresentados aos mesmos.

Nesse momento, os alunos deverão praticar o raciocínio clínico para a tomada de decisão terapêutica.

 

 

INVESTIMENTO
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